
Ornishow atrai visitantes e é espaço de convívio para criadores
Foto: Amin Chaar
O Pavilhão Municipal de Fânzeres, em Gondomar, parece pequeno para tanta variedade. O Ornishow Internacional C.O.M. do Douro 2025, dedicado inteiramente aos pássaros, volta a dar cartas no setor e conta com campeões mundiais entre os muitos atrativos. Dura até domingo.
Corpo do artigo
O Ornishow é uma oportunidade única para os visitantes, mas também um espaço de convívio para os criadores. José Oliveira é um deles. Ao contrário de outros, entrou para este universo há meia dúzia de anos. Antes seguia as aves de forma interessada, agora é um apaixonado. A alimentação e a temperatura são cuidados a ter com as suas crias, e até o nascer e o cerrar do dia são "monitorizados com iluminação própria para o efeito".
Nada pode faltar aos seus artistas com asas, até porque são originários de diferentes proveniências. Mostra, com orgulho, uma das suas espécies, que se distingue pela cor encarnada, e já exibe na gaiola a distinção do 1.º lugar respeitante à categoria "Emblema Picta". Próximos estão quatro representantes da espécie "Atricapilla". Com uma equipa desta classe, José Oliveira já arrebatou o título de campeão mundial, em Santa Maria da Feira.


Fotos: Amin Chaar
Espécie africana
João Fernando Silva anda nestas lides há mais anos. Para cima de duas décadas. Gosta de cuidar dos pássaros e tem cerca de 300 sob a sua alçada. Para sustentar uma "família" tão numerosa, vai "comprando e vendendo". Os pássaros podem custar a partir de 30 euros e um casal pode valer entre 300 a 400 euros. No dia a dia, um saco de comida, "que dá para uma semana", implica o dispêndio de 30 euros, havendo a somar outras despesas.
À imagem de José Oliveira, também pode exibir um 1.° classificado, no seu caso da espécie "Azulito Peito Celeste". Como o nome indica, distingue-se pela tonalidade azul, e a sua origem é longínqua: Tanzânia.


Fotos: Amin Chaar
1420 para ver
O certame volta a abrir este domingo, para o último dia, das 10 até às 17.50 horas. É esperada uma boa adesão por parte dos visitantes.
Segundo a organização, o Ornishow Internacional reúne 1420 pássaros. O evento já é um histórico, com pergaminhos entre aqueles que se interessam pelo setor. Conta com estrangeiros, principalmente provenientes da vizinha Espanha.

