Título grátis para crianças até aos 12 anos foi lançado há um ano. Pais agradecem medida, que ajuda a poupar.
Corpo do artigo
O arranque do 10.º ano de Ricardo Kerski, de 16 anos, na Escola Profissional de Comércio Externo, na Rua de Gonçalo Cristóvão, no Porto, está à porta. Já em modo de preparação do próximo ano letivo, o adolescente foi com a mãe, Anabela Kerski, até à loja Andante na Trindade, tentar estender a gratuitidade do título de transporte até aos 18 anos. Uma medida que, garantem as famílias, foi uma ajuda preciosa para "aliviar os bolsos".
"Ele tem o passe gratuito da Câmara do Porto até aos 15 anos. Mas como fez 16 em agosto já não tem direito. Vamos ver se conseguimos estender a gratuitidade até aos 18", explica Anabela, de 48 anos, com o comprovativo de morada e de matrícula do filho debaixo do braço para dar início ao processo.
"É para eles verem o trajeto e perceberem se se justifica a atribuição do título. Neste caso acho que sim, porque nós vivemos em Ramalde, mas ele tem de usar o autocarro e o metro para chegar à escola", esclarece.
Além dos passes gratuitos que os municípios disponibilizam, os títulos sub-13 da Área Metropolitana do Porto (AMP) para crianças entre os quatro e os 12 anos, em vigor desde o ano passado, oferecem uma maior mobilidade às famílias.
Os pedidos de adesão ao título têm aumentado desde que foi alargado a toda a rede de transportes. A subida foi de 40%, avança a AMP.
"Mais prático"
Rui Silva, de 44 anos, é exemplo disso. O maiato aproveitou ontem para passear pela Baixa do Porto com a mulher, Madalena Marques, de 49 anos, e a filha Sofia, de nove, que, apesar de tudo, nunca anda de metro sozinha. "Acho que não me conseguia orientar", admite a criança.
"Mas o irmão anda. Já tem 14 anos e vai com os amigos para todo o lado", conta Rui. Apesar do filho mais velho também ter direito a um título gratuito, o casal decidiu integrá-lo no passe família e não pedir o título gratuito.
"É mais prático com o passe família. O primeiro cartão carrega os 80 euros mensais e ficam os três prontos a validar", clarifica, aproveitando para tecer algumas críticas ao processo de arranque do sub-13.
"Na altura da adesão, houve uma confusão na entrega de documentos porque não havia informação explícita. Este ano já é diferente e fazem a renovação na data de aniversário dela. Basta chegar à escola, pedir o impresso e entregar na loja Andante. E já poupamos 30 euros. É muito bom", explicou o pai da menina.
Famílias grandes
Numa das carruagens de metro que seguia a caminho da estação do Estádio do Mar, Andreia Silva, de 35 anos, acompanhava os filhos: Isabela, de sete anos, e Rafael, que comemorava o nono aniversário. A família, que vive em Matosinhos, perto da Câmara, conta com o passe sub-13, sobretudo para as deslocações escolares.
"Tenho mais uma filha, também de sete anos, a Kelly, e se fizermos as contas, supondo que são 30 euros cada passe, já poupamos 90 euros", clarifica Andreia.
Todos andam na Escola da Godinho e, muitas vezes, fazem o caminho a pé. "Mas quando está frio ou a chover ajuda sempre ir de autocarro, porque o metro não passa à porta. E assim pago só eu ou o pai para os levar, com os títulos ocasionais", prevê a matosinhense, agradecendo a medida.
Números
23 mil títulos sub-13 foram validados durante o mês de agosto. Dessas validações, 9767 foram relativas a assinaturas metropolitanas (para viajar em toda a rede).
111 mil carregamentos desde agosto do ano passado até agora para passes sub-23. Para o mesmo título, já foram carregados 560 passes para setembro. Em agosto foram 1751.
3 mil renovações de assinaturas 4-18 e sub-23 desde 1 de julho. A maioria das quais são relativas aos títulos 4-18, que beneficiam de 25% de desconto.
Ofertas
Matosinhos
O passe Estudante-Maré também estará em vigor no próximo ano letivo. A medida beneficia todos os alunos do concelho até aos 18 anos. Estima-se que serão cerca de nove mil estudantes.
Gaia
Os alunos do Ensino Superior residentes em Gaia e que estudem em instituições do Grande Porto vão ter o passe de transportes públicos pago pela Câmara, a partir de 1 de outubro. As inscrições dos interessados nos serviços municipais começa a 7 de setembro. O benefício destina-se a estudantes do Ensino Superior público.