O preço do passe Navegante e dos bilhetes ocasionais dos transportes na Área Metropolitana de Lisboa vai manter-se inalterado no próximo ano. Os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa entendem que deve ser feito este esforço financeiro para não penalizar as famílias e chamar mais utentes para o transporte público.
Corpo do artigo
Também os bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana, nomeadamente aqueles que são comprados no autocarro ao motorista, não vão ter aumento. A decisão desta sexta-feira do Conselho Metropolitano de Lisboa não vincula os tarifários de outros operadores com gestão autónoma, como a Carris (cuja operação é liderada pela Câmara lisboeta), a CP e o Metropolitano de Lisboa. Estas transportadoras têm de vender o passe Navegante ao preço fixado pela Área Metropolitana de Lisboa, mas podem optar por aumentar o custo do título ocasional no próximo ano.
Desde que foi criado em 2019, o passe municipal e o passe metropolitano Navegante mantém o mesmo preço: 30 e 40 euros respetivamente. No ano passado, o Governo socialista decidiu que esses títulos não ficariam mais caros em 2024 e as autoridades de transportes tiveram de seguir essa ordem.