A Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, promove, a 27 de março, a quarta edição da iniciativa "Brinde ao Teatro" no Passeio da Fama, na Praça da Alegria (Jardim Alfredo Keil), no coração da capital. Há mais 33 nomes de personalidades a juntar-se aos 79 que já se encontram inscritos em calçada portuguesa.
Corpo do artigo
A cerimónia vai servir para inaugurar a inscrição de mais 33 nomes de personalidades do teatro, que se juntam aos 79 que já se encontram inscritos em calçada portuguesa na Praça da Alegria, no que é já apelidado de "Passeio da Fama" português, que passa agora a contar com mais de 110 nomes.
Este ano os nomes homenageados são Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Alda Gomes, Ana Brito e Cunha, Ana Nave, António Capelo, Carmen Santos, Catarina Avelar, César Mourão, Diogo Morgado, Flávio Gil, Florbela Queiroz, Heitor Lourenço, Helena Isabel, Helena Reis, Henrique Feist, Henrique Viana, Henriqueta Maya, Inês Herédia, João Lourenço, João Mota, João Reis, Joaquim Monchique, José de Castro, Lourdes Norberto, Luís Esparteiro, Luís Lourenço, Márcia Breia, Natalina José, Rita Salema, Rui Mendes, Sofia Grillo e Virgílio Castelo.
Uma prenda a Lisboa
Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António e autor desta iniciativa que começou em 2019, afirma que "é sempre um grande prazer e orgulho todos os anos fazer crescer o 'Passeio da Fama' com mais nomes de gente ligada ao teatro português como forma de celebrar, agradecer e eternizar os nomes daqueles que, em cima de um palco, nos fazem sonhar".
O autarca acrescenta ainda que esta "é uma prenda de Lisboa e para Lisboa", lembrando que "nunca nos podemos esquecer da riqueza do teatro, até porque um país rico é também aquele que tem o seu cofre cheio de cultura".