Arranca esta sexta-feira, no Fundão, a terceira edição do passeio cultural Off Road Caminho de Salomão, uma organização dos Territórios do Côa e do Clube Escape Livre, com o apoio da Suzuki. Ao longo de quatro dias, as 35 equipas vão percorrer cerca de 340 quilómetros, num passeio que não vai deixar pegada carbónica.
Corpo do artigo
O passeio serve de homenagem à obra de José Saramago “A Viagem do Elefante", que descreve a "odisseia" do elefante Salomão que, no século XVI, caminhou de Lisboa a Viena, após D. João III o ter oferecido ao seu primo Maximiliano II, Arquiduque da Áustria.
O livro conta que, antes de sair de Portugal rumo a Valladolid, Salomão partiu de Lisboa e terá viajado pelos antigos caminhos e estradas reais que ligavam a capital do reino a Constância, Castelo Novo, Belmonte e Castelo Rodrigo.
Aproveitando, a Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa criou uma Rota Turística Literária que fornece um passaporte carimbado, eletronicamente, em todos os pontos do Caminho de Salomão, oferecendo o estatuto de embaixador da rota histórica.
Nas duas primeiras edições, o Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Salomão partiu de Belém, onde esteve o Elefante Salomão antes da aventura, com destino a Castelo Rodrigo, passando por Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe. Todos os locais descritos por José Saramago.
Na terceira edição a partida será de Castelo Novo, deixando mais tempo livre para visitar os locais por onde a imaginação de José Saramago levou Salomão.
A caravana vai passar por Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Centro Histórico da Guarda, Almeida, Meda, Cidadelhe e Castelo Rodrigo e contempla visitas a vários locais importantes.
Como o todos os eventos motorizados organizados pelo Clube Escape Livre também este será um passeio carbono zero graças a uma colaboração com a empresa Terra Prima, que se dedica à conceção e implementação de sistemas integrados de compensação de impactes ambientais decorrentes das atividades humanas.