Na sequência de um presumível ataque de lobos a um rebanho em Mogadouro, na segunda-feira, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) adiantou que foi realizada uma peritagem para confirmar qual o animal que matou os ovinos, adiantando que registou seis casos de ataques de lobos desde janeiro.
Corpo do artigo
Segundo o ICNF “há registo de seis ocorrências tratadas pelas equipas de vigilantes da natureza do Parque Natural do Douro Internacional, quatro delas no concelho de Mogadouro”, desde janeiro deste ano.
Sobre o ataque em Vila de Ala, o ICNF indicou que uma equipa de vigilantes da natureza deslocou-se ao local para efetuar a peritagem da ocorrência. “Havendo a reportar seis ovelhas adultas mortas e 15 feridas, três cordeiros mortos e quatro desaparecidos”, referiu fonte oficial do ICNF.
A peritagem será submetida a uma análise técnica e, caso se confirme que o prejuízo foi provocado pelo lobo, o proprietário receberá a respetiva indeminização.
Miguel Cordeiro, criador de gado de Vila de Ala, contou que os pastores do concelho de Mogadouro estão preocupados porque nas últimas semanas há várias menções a ataques de lobos. “Estas ocorrências têm sido frequentes no último mês e meio no concelho, em aldeias como Sanhoane, São Martinho e Azinhoso. Sei de outros seis ou sete ataques em aldeias”, explicou Miguel Cordeiro, admitindo a ansiedade “com o aumento do número destes casos no concelho”.