Está a gerar indignação junto dos moradores das imediações o estado de abandono a que estão votadas quatro vivendas geminadas onde, em tempos, funcionou a Divisão de Higiene Pública Veterinária e Qualidade Alimentar, na Casa dos Montes, em Chaves.
Corpo do artigo
Nos jardins das moradias, a erva e as silvas atingem mais de um metro de altura. Mas, além do desleixo, o património tem vindo a ser alvo de roubo e vandalismo. Já foram roubadas algumas janelas e os vidros de algumas portas estão partidos. Além disso, a porta de uma das casas está escancarada. A sala a que dá acesso tem espalhado no chão e em cima de uma mesa aquele que seria o arquivo do expediente do serviço, nomeadamente documentos relacionados com o registo de campanhas de sanidade animal. Alguns documentos terão sido queimados na lareira que existe na sala em causa, segundo se consegue perceber pela cinza deixada. “Quando alguém se apercebe que andam aí a roubar, chama a polícia, mas, mesmo assim, isto chegou ao estado que se vê”, lamenta um morador nas imediações, que preferiu manter o anonimato.
Quem também lastima o estado de degradação a que este património do Estado chegou é o presidente da Câmara Municipal, João Batista. “Já oficiamos o Ministério da Agricultura, dando conta da nossa intenção de comprar ou alugar aquele património, mas nem sequer nos deram resposta”, garantiu, ao JN.
Questionado sobre se tinha conhecimento dos actos de vandalismo de que os imóveis estão a ser alvo, o gabinete de imprensa do Ministério da Agricultura garantiu que sim e que já tinham sido tomadas providências.