A inclusão das Festividades de Inverno – Caretos de Podence na lista representativa do Património Imaterial da Humanidade, que aconteceu faz esta quinta-feira cinco anos, trouxe turistas e abriu portas a negócios de artesanato na pequena aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros. Uma tradição que não corre riscos.
Corpo do artigo
Nunca tantos como agora quiseram vestir o fato de lã dos Caretos de Podence, sobretudo, os mais jovens, conhecidos como “facanitos”, que ostentam com orgulho os símbolos desta tradição associada ao Carnaval do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Este “boom” não será alheio à inclusão das Festividades de Inverno – Caretos de Podence na lista representativa do Património Imaterial da Humanidade, que aconteceu faz hoje cinco anos, e que pôs a pequena aldeia no mapa do Mundo. Agora há turistas e nasceram negócios, como o artesanato, com as miniaturas de máscaras e de caretos.
“Os mais pequenos ainda são mais ferrenhos do que nós. Tenho uma filha de quatro anos que me obriga a vesti-la de careto. É completamente maluca pelos caretos”, assegura José Correia, um dos elementos dos Caretos de Podence há mais de 20 anos.
A tradição não está em risco de desaparecer. “Isto está garantido”, asseverou José Correia.