
Um poste de alta tensão está a ser contestado em Ferreiros
Global Imagens
Moradores de Ferreiros, em Braga, contra a Câmara e EDP.
Um grupo de 44 moradores da urbanização Europa Ar-Lindo, em Ferreiros, Braga, entregou ao Tribunal Administrativo uma notificação judicial avulsa, na qual pede nove milhões de euros de indemnização ao Município e à empresa E-Redes, da EDP-Distribuição.
O pedido prende-se com prejuízos futuros que advêm da colocação, em curso, de um poste de alta tensão. "Os residentes vão, também, hoje, à Assembleia Municipal apresentar uma moção de protesto", diz ao JN o advogado, Nuno da Silva Vieira.
Em resposta, o advogado que representa a Câmara, Nuno Albuquerque, garante que o poste está a ser colocado após uma decisão judicial que a autoriza.
"A rede elétrica já existia no loteamento, servindo as habitações existentes, e os trabalhos permitirão que as linhas áreas deixem de estar visíveis, passando a subterrâneas", diz, frisando que "já existe um outro poste, e que até fica mais próximo, dos prédios dos residentes".
Para além da notificação avulsa, os moradores preparam uma outra ação judicial, que pode vir a ter a forma de ação popular, conta, ainda, o jurista Nuno da Silva Vieira.
O jurista adianta que os moradores do loteamento vão dizer na Assembleia Municipal que "não se compreende que o atual Executivo deixe implantar dois postes de 40 metros e mais de 30 toneladas à frente das janelas dos apartamentos". Conforme o JN noticiou, o Tribunal Administrativo e Fiscal local rejeitou, no passado mês de janeiro, uma providência cautelar pedindo a paragem da obra.
