A Agência Portuguesa do Ambiente não recebeu qualquer pedido oficial de Espanha para a região de Huelva usar água da barragem do Alqueva, revelou esta segunda-feira ao JN o Ministério do Ambiente. A Junta da Andaluzia confirmou, contudo, à imprensa espanhola, que já “está em conversações com o Governo português” .
Corpo do artigo
A Junta da Andaluzia confirmou, contudo, à imprensa espanhola, que já “está em conversações com o Governo português” para regar as explorações agrícolas de Huelva e abastecer o aquífero de Doñana com água do Alqueva. A pressão dos agricultores e políticos espanhóis para que o nosso país aceda a esta solicitação continua a aumentar e ganhou mais força na semana passada.
A seca extrema que se faz sentir na região espanhola está a deixar os agricultores desesperados. Várias associações agrícolas de Huelva estão a pedir para que os dois países cheguem a acordo rapidamente para o uso da água da barragem alentejana. Segundo a imprensa espanhola, as associações consideram que “o campo não pode esperar mais e as administrações têm que começar a trabalhar em conjunto já porque a situação de seca é muito preocupante para qualquer tipo de cultura”. Argumentam ainda que estão “numa situação de emergência que justifica este pedido, que tem alguns precedentes noutras zonas de Espanha com outros países” e que uma vez que o Alqueva “está a 70% da sua capacidade.