As Festas do Marco, que decorrem de 12 a 16 de julho, prometem levar milhares de pessoas ao centro da cidade. A aposta em nomes conhecidos do panorama musical, com concertos gratuitos, volta a ser a receita para sucessivos banhos de multidão.
Corpo do artigo
No programa, divulgado esta segunda-feira, destacam-se os concertos de Bárbara Bandeira (12/07), Quim Barreiros (13/07), Diogo Piçarra (14/07), Calema e T- Rex (15/07) e Pedro Abrunhosa (16/07). Todos os espetáculos marcados para os serões vão decorrer no palco principal do Parque da Cidade, em terrenos da antiga Quinta da Ordem.
No "palco jardim", no Jardim Municipal, atuam artistas oriundos do concelho e da região. O Jardim Municipal "também é palco" da Feira de Artesanato.
Outro "grande momento" musical do programa de festividades será o Concerto "Gestos" que na noite de sexta-feira encerra o 4.º Estágio de Orquestra Sinfónica da Artâmega, no pavilhão da Escola Secundária.
O programa de festas contempla, também, a realização do XXV Concurso de Vinhos do Marco na Rota dos Vinhos do Marco que vai decorrer na sexta-feira, dia 14, na Casa da Ribeira, Sobretâmega. A Feira do Gado, promovida pela Acribaimar – Associação de Criadores de Gado Baião/Marco está marcada para a manhã de sábado, dia 15 de julho, no Parque de Lazer da Cidade.
A Festa dos Bons Petiscos e do Vinho Verde decorrerá, de 12 a 16 de julho, na rua Edgar Cardoso, nas imediações do palco principal.
No último dia das Festas do Marco, ao final da tarde de domingo, a Fanfarra de Paços de Gaiolo, em desfile pelas ruas da cidade, abre a passagem à majestosa Procissão em Honra de Santa Marinha, que tem partida e chegada à Igreja de Santa Maria, também conhecida por “Igreja do Siza”.