Para fazer face à sobrelotação do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), o candidato à Câmara do Porto pela coligação "O Porto Somos Nós" (PSD/CDS/IL), Pedro Duarte, quer construir uma infraestrutura idêntica junto ao novo feiródromo. O investimento previsto é de seis milhões de euros.
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A proposta do social-democrata foi avançada ao final da tarde desta segunda-feira, junto à estação de metro Nasoni, nas proximidades da qual o cabeça de lista à autarquia portuense pretende criar o novo equipamento. O objetivo é aliviar o movimento do atual terminal, bem como o trânsito nas imediações.
"O TIC foi uma aposta certa, mas, fruto de fatores que não foram antecipados na fase de conceção, ultrapassou rapidamente as previsões iniciais e está hoje sob forte pressão, provocando congestionamentos e más condições para os passageiros. Precisamos de um novo terminal para garantir uma mobilidade eficiente, sustentável e confortável para todos", justifica Pedro Duarte, lembrando que o equipamento existente, planeado em 2015 e inaugurado em 2022, deixou de conseguir dar resposta ao crescente volume de operações.
"Este novo terminal vai descongestionar Campanhã, melhorar a experiência dos passageiros e reforçar a aposta do Porto numa mobilidade inovadora e sustentável. É uma medida integrada numa visão de longo prazo, que prepara a cidade para o crescimento da procura, consolida o Porto como referência em mobilidade urbana e regional e, acima de tudo, contribui para a qualidade de vida dos portuenses", vinca Pedro Duarte.
Duas possibilidades de localização
Lembrando que o TIC "regista cerca de 650 movimentos diários de autocarros, mais 25% do que o previsto inicialmente", a candidatura do ex-ministro dos Assuntos Parlamentares adianta, em nota enviada ao JN, que o candidato tem, para a localização do novo terminal rodoviário, "duas possibilidades na zona oriental da cidade". Uma delas, "a priorizar, é um terreno da Metro do Porto junto à estação de metro Nasoni", sendo que Pedro Duarte se compromete a negociar com a empresa a cedência da parcela. A segunda hipótese, apresentada "como alternativa, localiza-se junto à estação Nau Vitória, em terreno privado".
Em ambas as hipóteses verifica-se a "proximidade à VCI e ao TIC", garantindo a "complementaridade e integração na rede de transportes". O investimento estimado para a nova infraestrutura é de cerca de seis milhões de euros, "com possibilidade de recurso a fundos comunitários".
O projeto proposto pelo candidato "será modular e mais simples do que o TIC, beneficiando da experiência adquirida com a sua construção", estando "em estudo dois cenários de funcionamento". Um deles é "concentrar no novo terminal os serviços nacionais e internacionais de longo curso, deixando o TIC dedicado a carreiras urbanas e intermunicipais". O outro é "dividir entre ambos as rotas de longo curso, segmentando-as em nacionais e internacionais".