Um bebé nasceu na última noite na âmbulancia SIV de Melgaço, em plena A27, a caminho do hospital de Viana do Castelo.
Corpo do artigo
Pedro veio ao mundo, cerca das 23.45 horas, às mãos do médico do INEM, José António Costa, após a mãe ter dado entrada em trabalho de parto no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Monção.
O "parteiro" de serviço, que se anunciou "padrinho de estrada" na sua página pessoal de Facebook, contou ao JN que a situação lhe caiu no colo quando estava de serviço no SUB de Monção.
"Como em todas as situações que isso acontece, e ainda são algumas, fruto de estarmos a dar resposta a uma área cuja distância física ao hospital distrital de referência (Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo) ser ainda considerável, foi preparado o transporte interhospitalar, salvaguardando todas as condições de segurança, com acompanhamento médico e de enfermagem (com apoio da SIV de Melgaço - INEM)", descreveu, contando que o parto acabou por acontecer "em plena A27, algures entre Ponte de Lima e Viana do Castelo, a cerca de 10 quilómetros do hospital de Viana do Castelo". E que após a parturiente dar à luz, seguiram viagem, "tendo chegado ao hospital, quer a mãe, quer o recém-nascido, em perfeitas condições de saúde".
"Tendo em conta o panorama atual, no que concerne à área obstétrica noutros centros, queria ressalvar que se trata de uma situação normal, que acontece com alguma frequência fruto da distância física ao hospital de Viana", declarou o médico, explicando que "é prática corrente" os clínicos do SUB de Monção, "fazerem estabilização e posterior transporte de situações graves aos hospitais mais diferenciados, quer seja em situação de parto iminente, quer seja em qualquer outra situação clínica aguda, não tendo nada que ver com qualquer falha de escalas ou encerramento de serviços de obstetrícia na região".
O "padrinho de estrada" do bebé Pedro, confessou ao JN que "pessoalmente foi e será sempre uma situação de excepção e que, obviamente, traz sempre alguma ternura extra por podermos auxiliar o nascimento de uma nova vida". E destacou que na realização do parto contou com "a colaboração preciosa da SIV de Melgaço nas pessoas do enfermeiro Francisco Fernandes e o TEPH Vítor Gonçalves", porque "isto é sempre trabalho de equipa e não fazemos nada uns sem os outros".
Na sua rede social Facebook, partilhou: "Hoje foi o dia de ser "padrinho de estrada". Muitas felicidades ao Pedro, aos papás e aos manos. Foi um gosto "puxá-lo" para a vida".