O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, vai receber a Medalha de Mérito da Câmara do Porto. O historiador José Pacheco Pereira, os músicos Pedro Burmester e Sérgio Godinho e o Instituto Português de Oncologia - Porto verão reconhecida, na categoria de Honra, a dedicação em prol da Invicta.
Corpo do artigo
No dia 9 de julho, o Município entrega mais de cinco dezenas de medalhas a personalidades e instituições que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos. O fotojornalista Leonel de Castro, do "Jornal de Notícias", está entre os distinguidos.
Propostos para Medalha de Mérito estão: fundador dos GNR, Alexandre Soares; hóquista Ângelo Girão; presidente do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto, António Gouveia dos Santos; diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de S. João, António Sarmento; antigo presidente da Junta de Freguesia de Aldoar, Arnaldo Lucas; jurista Augusto Lopes Cardoso; diretor artístico Bernardo Pinto de Almeida; ativista Branca da Costa; jornalista Carlos Daniel; médico Carlos Miranda; escritor Francisco José Viegas; médico Gustavo Carona; investigador João Moreira de Campos; jornalista João Fernando Ramos; antigo presidente da Junta de Freguesia de Miragaia, Joaquim Nascimento; cineasta Jorge Campos; antigo presidente dos Bombeiros Voluntários Portuenses, José Gomes da Rocha; arquiteto José Carlos Marques; médico José Luís Catarino.
A lista continua com: presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves; fotojornalista Leonel de Castro; presidente da União Geral dos Trabalhadores, Lucinda Dâmaso; arquiteto Manuel Correia Fernandes; gestor cultural Manuel Ferreira da Silva; presidente da Assembleia Geral do Boavista FC, Manuel Maio; historiador Manuel Loff; antiga jornalista Margarida Gomes; vereadora da CDU, Ilda Figueiredo; provedora do Munícipe, Maria José Azevedo; empresária Manuela Tavares de Sousa; produtor musical Mário Carvalho; antigo jogador e treinador de futebol, Mário Reis; consultora em arte contemporânea, Maura Marvão; músico Miguel Araújo; fundador da Essência Company, Nuno Pires; presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença; fundador do INEGI, Rui Guimarães; professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rui Centeno; ativista da visibilidade trans, Rute Bianca; artista Miguel Januário; empresário do Cafeína, Vasco Mourão.
Também propostas estão as entidades: Centro de Apoio ao Sem-Abrigo - CASA; Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis; Clube de Bilhar de Campanhã; Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; Fundação Manuel António da Mota; Sindicato Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social; Tipar - Teatro Independente de Paranhos; União dos Sindicatos do Porto.
A Medalha de Mérito será, igualmente, atribuída ao antigo deputado da Assembleia Municipal, Alfredo Fontinha, a título póstumo.
Como é hábito, o Município do Porto irá atribuir a Medalha de Bons Serviços a um trabalhador da autarquia, desta vez a Márcia Monteiro, da Divisão de Apoio à Câmara da Direção Municipal da Presidência.
As Medalhas da Cidade são atribuídas todos os anos a 9 de julho, dia que assinala a chegada, em 1832, do rei D. Pedro IV ao Porto, momento que, mais tarde, culminaria no episódio da libertação do cerco dos absolutistas, celebrando, assim, todos os que se dedicam à cidade.