Festival, que vai homenagear o piloto Joaquim Santos, começa esta sexta-feira e prolonga-se pelo fim de semana.
Corpo do artigo
A festa do desporto motorizado acontece este fim de semana em Penafiel. A cidade está transformada numa pista para receber algumas das provas do Penafiel Racing Fest, o festival mais eclético dos desportos motorizados, que este ano presta grande tributo ao eterno piloto penafidelense tetracampeão nacional de ralis, e cidadão honorário, Joaquim Santos, que faleceu em março, aos 71 anos.
O festival único no país e na Europa – organizado pela CDDC-Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural e pela Câmara Municipal de Penafiel – arranca esta sexta-feira e prolonga-se pelo fim de semana, com seis provas federadas que serão disputadas por pilotos nacionais e internacionais e que prometem fazer as delícias dos aficionados dos desportos motorizados. Ao longo de três dias, o evento vai transformar o concelho, que vai ser palco da Taça Rally Taça Joaquim Santos, assim como de provas de Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Drag Race, Rally de Regularidade Clássicos e Motos 50cc, algumas das quais a contar para os Campeonatos Nacionais.
“À semelhança de todos os anos, o desporto motorizado de elite será uma realidade em Penafiel, com modalidades para todos os gostos. Na Avenida Sacadura Cabral, a nossa pista artificial receberá a sempre aguardada primeira jornada do Campeonato Nacional de Super Enduro na noite de hoje estando reservada para o Trial Urbano 4×4m que decorre amanhã. A Variante do Cavalum voltará a receber amanhã um enorme mar de gente para acompanhar as emoções da Drag Race. O Circuito do Sameiro e as Motos 50cc fecharão, a par do Rally de Clássicos, o evento com chave de ouro no domingo. Entre os dois primeiros dias de festa, teremos nas estradas da nossa cidade e das freguesias o Rally Taça Joaquim Santos que, esperamos nós, terá a melhor edição de sempre em viaturas e pilotos. O espetáculo vai ser imperdível”, garantiu Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural.
Homenagem a Joaquim Santos
Milhares de pessoas são esperadas para participar nesta sexta edição de um evento que é já uma referência no calendário das provas de motociclismo, mas que este ano será mais triste, por não contar com a presença de um daqueles que inspirou a iniciativa – Joaquim Santos – que faleceu em março passado, aos 71 anos. “Este ano o festival acontece com a tristeza de não termos o Joaquim Santos connosco. Mas será homenageado e lembrado por todos”, garantiu Óscar Coelho.
“A edição de 2024 do Penafiel Racing Fest ficará infelizmente marcada pela ausência da grande figura que, desde o primeiro ano da iniciativa, inspirou este sonho de criar um festival de desporto motorizado que honrasse o legado de Joaquim Santos, um dos maiores e melhores pilotos portugueses de todos os tempos, e que colocou o nosso concelho no mapa do desporto nacional pelas melhores razões. Será com tristeza e saudade que não o iremos ver a entregar, como sempre fazia, a Taça Joaquim Santos à dupla vencedora do Rali de Asfalto”, acrescentou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
A par com a competição, o festival promete muita animação. Além da FunZone, com uma vasta oferta gastronómica e parque de exposições, as noites serão animadas com as atuações de nomes como Rui Vargas, Máquina, PZ, The Black Wizards ou Cobrafuma, espetáculos que serão divididos pelo palco principal e a Assembleia Penafidelense, sala onde estará patente a exposição dedicada à “Vida e Palmarés Joaquim Santos”.