
O evento tem entrada livre
Foto: Direitos reservados
A pequena aldeia do Urjal, em Amares, onde vivem pouco mais de duas dezenas de pessoas, vai voltar a transformar-se na Urjalândia, um evento de Natal que acontece ao longo do próximo fim de semana, com várias iniciativas programadas.
Caraterizado pela ligação às tradições daquele território e à sustentabilidade ambiental, a iniciativa cumprirá a sétima edição e conta com o envolvimento da população local, assumindo a valorização dos recursos endógenos e o aproveitamento das estruturas existentes como principais premissas.
Ao longo do fim de semana, o último deste ano, a programação inclui slide, arborismo, jogos tradicionais, queimadas, exposição de aves de rapina, um mercado de produtos locais, passeios a cavalo, caminhadas e diferentes espetáculos de música e de teatro.
Foto: Direitos reservados
Haverá também animação popular à boa maneira do Minho, com concertinas e folclore, a par de ações de sensibilização ambiental, procurando valorizar aquele território pitoresco e preservar a sua autenticidade, a partir dos mesmos moldes das edições anteriores.
Se as condições meteorológicas permitirem, a noite de sábado (21 horas) contará com uma sessão de observação astronómica, numa parceria com o Centro Ciência Viva de Braga. A programação voltará a ter também um momento para servir um bolo-rei de laranja, de grandes dimensões, no domingo, a partir das 16 horas.
A Urjalândia é organizada pela Junta da União de Freguesia de Vilela, Seramil e Paredes Secas, com o apoio da Câmara de Amares. O evento tem entrada livre.

