Está concluída mais uma etapa do percurso ciclável de Valongo. A segunda fase consistiu na construção do percurso entre o apeadeiro de Susão e a estação ferroviária de Valongo, dando assim continuidade à primeira fase, que ligou a Avenida dos Lagueirões ao apeadeiro do Susão.
Corpo do artigo
“Estão finalmente criadas as condições para a deslocação dos munícipes, em segurança e de forma sustentável, no atravessamento de uma área densamente urbanizada. Esta obra é o resultado concreto do trabalho de planeamento que priorizamos na área da mobilidade sustentável e acessível”, diz o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.
“O corredor criado na primeira fase deste projeto é muito utilizado por pessoas de todos os grupos etários, a pé, de bicicleta e de trotinete, e estamos convictos que a segunda fase será também um sucesso”, frisou.
Com uma extensão de 2,2 quilómetros, todo o percurso está sinalizado, inserindo-se maioritariamente em corredor específico, criado sobre passeios existentes ou construídos, mas também como via partilhada com os carros, em pequenos troços onde o espaço disponível não permitiu manter a circulação segregada de ambos os modos (ciclável e viário).
A inserção do traçado ciclável sobre a rua de Solgidro implicou retirar um dos sentidos de circulação viária em parte deste arruamento, o que só foi possível com a construção da nova ligação à rua Eduardo Joaquim Reis Figueira. Com este novo arruamento, a empreitada ascendeu a 607 mil euros. Relativamente aos terrenos, foram adquiridos pela autarquia, por 72 mil euros.