Graças à implementação do sistema de jornada contínua para os trabalhadores – que cumprem o seu turno de trabalho sem interrupções – e a uma melhor distribuição dos locais de recolha, a Câmara Municipal de Baião reduziu as distâncias percorridas pelos camiões da recolha do lixo em 1445 quilómetros.
Em Janeiro de 2008 os camiões da recolha de lixo percorreram 6888 quilómetros no concelho, contra os 8333 quilómetros de média mensal em 2007 e os 9273 quilómetros de Janeiro do ano passado.
Com esta redução estima-se uma poupança de 7800 euros anuais sem contar com o desgaste dos veículos.
Esta verba será direccionada para a promoção dos funcionários da autarquia, anunciada pelo presidente José Luís Carneiro, aquando da festa de Natal dos trabalhadores.
“Os funcionários da recolha de lixo estão de parabéns, porque acederam a mudar os seus horários de trabalho e as suas rotinas e foram capazes de manter o concelho de Baião com a limpeza e o asseio a que já estamos habituados”, refere José Luís Carneiro.
A limpeza do concelho é uma das prioridades do executivo de José Luís Carneiro. No final de 2006 os circuitos de recolha de lixo haviam já sido reestruturados, com uma aumento da frequência diária e semanal. Acresce a isto colocação de mais de quatro dezenas de novos contentores de lixo, grande parte em locais de difícil acesso e há muito reclamados pela população; e a desinfecção, pela primeira vez, dos mais de 1100 contentores de lixo espalhados pelo concelho.
