A paixão de um clínico pelo colecionismo deu origem a um museu, que garante ter a maior coleção particular de objetos médicos, a nível nacional. O “Skope” foi inaugurado esta quinta-feira, em Aradas, e conta com um espólio de 1800 peças que eram pertença do ginecologista e colecionador Hermes Castanhas.
Corpo do artigo
A família de Hermes de Oliveira Castanhas, falecido em 2015, em Aveiro, deu um novo rumo ao acervo – composto, como dizia ele, por “perfeições do passado” –, constituiu a Fundação Hermes e ontem inaugurou, em Aradas, o Skope – Museu de Medicina e Saúde, que passa a estar visitável ao público. O espólio contem 1800 objetos – estando expostos atualmente cerca de 30% –, de várias especialidades médicas, e percorre a história desde a Antiguidade Clássica até ao século XX.
Na Quinta de Aradas – agora transformada em Aradas Campus –, adquirida por Hermes Castanhas e pela esposa há dezenas de anos, nasceu o “Skope”. E a casa principal, considerada de interesse municipal, foi totalmente remodelada para albergar o museu, que se divide em seis salas de exposição.