Os pescadores algarvios receiam que a construção da dessalinizadora, junto à praia da Falésia, em Albufeira, leve à “extinção” da atividade, pelo que promoveram um abaixo-assinado contra a obra na plataforma petiçãopublica.com.
Corpo do artigo
Esta nova tentativa de travar a construção surge numa altura em que a dessalinizadora já foi adjudicada. Há três processos em Tribunal (para impugnar a Declaração de Utilidade Pública, por execução indevida da expropriação dos terrenos e por causa da Declaração de Impacto Ambiental), mas a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, disse publicamente que considera que não têm carácter "suspensivo" na obra, inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência.
No abaixo-assinado, lançado esta quinta-feira, a Quarpesca - Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, conta ter falado com pescadores espanhóis de zonas onde projetos semelhantes foram implementados, tendo concluído “facilmente que os mesmos acabaram com a atividade nas áreas onde surgiram”.