Uma embarcação com três pescadores naufragou, esta quinta-feira de manhã, junto ao portinho de Vila Chã, em Vila do Conde. Os três homens, de 84, 56 e 49 anos, foram salvos por outros pescadores da terra. Familiares e amigos não poupam críticas à demora no socorro.
Corpo do artigo
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2019/10/resgate_pescadores_viladoconde_24out2019_20191024110950/hls/video.m3u8
O naufrágio ocorreu às 7:20. O "Pai Herói" tinha saído para o mar às 7 horas. Ia recolher "covos" da pesca do polvo, mas acabou traído pelo mar e embateu nas rochas a 20 metros da costa. Os três pescadores ligaram ao 112 e ainda tentaram salvar a embarcação, mas, com a subida da maré e a forte ondulação, o pequeno barco de pesca acabou por meter água.
Valeu-lhes a ajuda de dois outros barcos de pesca que, a trabalhar na zona, foram em seu socorro, ajudaram a retirar os três homens e trouxeram-nos para terra. O barco acabaria também por ser rebocado para a praia pelas gentes de Vila Chã com a ajuda de um trator. Dois dos pescadores, de 84 e 56 anos, foram transportados para o hospital em hipotermia.
Albino Franco saiu ileso, mas temeu pela sua vida, pela do pai e do cunhado. Não poupa críticas à demora no socorro. Garante que estiveram "mais de uma hora na água" e, se não fossem os amigos da terra, teriam "morrido". Em terra, família e amigos choravam e gritavam de desespero e, por momentos, lembraram o naufrágio dos seis homens do "Luz do Sameiro", que, em dezembro de 2006, morreram a 50 metros da praia da Légua, na Nazaré, à espera de um socorro que tardou em chegar.