O Pavilhão Multiusos de Gondomar foi o palco escolhido para acolher a segunda edição do Pet Festival, que decorre este fim de semana, e é o ponto de encontro para quem gosta de cães, gatos e pássaros. A entrada é livre e os visitantes podem ainda participar numa ação de solidariedade em prol dos bichos.
Corpo do artigo
De concursos a exposições, passando por palestras, há de tudo um pouco neste evento, que junta Câmara de Gondomar, Clube Português de Canicultura, Clube Ornitológico de Gondomar e Clube Português de Felinicultura.
“A primeira edição correu tão bem que percebemos que teríamos de aumentar o nível. Ainda só temos dados do primeiro dia, mas contamos com 800 cães, 150 gatos e 160 aves “, explicou Helena Frias, uma das responsáveis pelo encontro e médica veterinária.
Doações em géneros
O Pet Festival reúne muitos entusiastas de animais, mas também quem dedica a vida a estes companheiros, quase de forma profissional.
Ana Paiva, de 49 anos, é criadora de cães e ocupa parte do dia com o seu golden retriever, Jack. “É preciso treiná-lo, socializá-lo e há muito trabalho até chegar a este ponto. Claro que estou aqui pela vertente competitiva, mas também quero mostrar às pessoas o que estou a criar, até para ter ‘feedback’ do que estou a fazer”, explicou Ana Paiva, que tem mais três cães.
Além desta vertente de entretenimento, o festival tem uma componente solidária. A entrada não tem custos, mas quem quiser pode fazer uma doação em géneros, que será entregue hoje, no final do dia, e reverterá para as associações de proteção animal.