Mais de 685 pessoas assinaram uma petição pública, lançada pela Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, em Vila Verde, contra a passagem de uma linha de alta tensão naquele território. Para esta segunda-feira está agendada uma reação oficial das autarquias envolvidas.
Corpo do artigo
Em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 kV desde Fonte Fria, na Galiza, em Espanha, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte operada pela REN.
A linha já merecera a discordância dos cinco municípios do Alto Minho que são abrangidos pelo traçado (Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço, Ponte da Barca e Ponte de Lima), que apresentaram uma providência cautelar para tentar travar o projeto.
Esta segunda-feira ao final da tarde, a Câmara de Vila Verde e a Junta da Ribeira do Neiva promovem uma conferência de imprensa para "apresentação pública das posições relativamente à implantação da linha elétrica de alta tensão".
Também a Junta de Freguesia do Vade, o outro território de Vila Verde abrangido pelo traçado, já manifestou publicamente a sua "total discordância" com a criação da linha, cujo projeto esteve em consulta pública até à última sexta-feira.