O incêndio em Piódão, no município de Arganil, Coimbra, que começou em 13 de agosto, era o que continuava a mobilizar mais meios este domingo de manhã, segundo a Proteção Civil.
Corpo do artigo
Pelas 8 horas, estavam no local 1316 operacionais e 445 meios terrestres, sendo o único incêndio ativo das ocorrências significativas nos critérios da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O incêndio em Pedrógão Grande, Leiria, que começou no sábado e levou à evacuação de algumas aldeias por precaução, encontrava-se de manhã em fase de resolução.
Mesmo assim, continuam no local 671 operacionais com 216 meios terrestres hoje de manhã.
O comando da GNR de Leiria disse à agência Lusa que já foram reabertas ao trânsito todas as vias afetadas pelo incêndio, incluindo a Estrada Nacional n.º 350 (EN350) entre o nó do Outão e Pedrógão Grande.
Esta estrada era a que tinha ficado condicionada no sábado à noite, depois da reabertura do Itinerário Complementar nº 8 (IC8) e a EN2.
Já hoje de manhã, a ANEPC registou novos incêndios em mato em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e em Águas Mortas, Baião, na região do Tâmega e Sousa, que foram rapidamente dominados.
A ANEPC registava 30 fogos em Portugal continental pelas 8, que mobilizavam 2414 operacionais e 796 meios terrestres, ainda sem meios aéreos a operar.
O risco de incêndio mantém-se máximo ou muito elevado em vários concelhos, sobretudo no interior norte e centro, apesar de a meteorologia prever uma pequena descida da temperatura máxima.
O valor máximo deverá ser atingido em Bragança e Évora, com 34 graus Celsius, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
A previsão é de períodos de céu muito nublado, com a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.
O vento soprará em geral fraco de vários rumos, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste a partir do fim da manhã, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas a partir da tarde.