
Piscinas Municipais de Albufeira
Foto: Facebook/Câmara Municipal de Albufeira
As Piscinas Municipais de Albufeira, no distrito de Faro, estão encerradas temporariamente a partir desta terça-feira, devido à presença de legionela, anunciou a autarquia.
"Na sequência de relatórios laboratoriais de domingo, dia 30 de novembro, que detetaram resultados positivos à legionela nas amostras recolhidas no Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira às águas quentes sanitárias, o Município decidiu encerrar temporariamente aquele equipamento desportivo a partir de amanhã" [hoje], dia 2 de dezembro, lê-se numa nota da autarquia publicado nas redes sociais.
O Município sublinha que no domingo, face à classificação de risco, foram efetuados todos os procedimentos de segurança e tratamentos necessários por parte da empresa responsável pela manutenção, nomeadamente operações de limpeza e desinfeção de choque dos sistemas e ramais de águas quentes sanitárias.
Por outro lado, estão a ser realizadas "novas amostras para avaliação preliminar" e, posteriormente, decorridos 10 a 15 dias da intervenção, serão recolhidas amostras para uma primeira avaliação da eficácia das medidas corretivas adotadas.
A nota refere que o presidente da Câmara de Albufeira, Rui Cristina e o vice-presidente Jorge Carmo, responsável pelo pelouro do Desporto, "estão a acompanhar a situação desde o primeiro minuto".
A situação está a ser coordenada com as autoridades de Saúde Pública para a rápida resolução do problema, com vista a que o complexo "possa reabrir novamente, após a garantia total de segurança para a saúde dos utentes", acrescenta.
A presença de legionela já levou a Federação Portuguesa de Natação a ter de procurar outro local para a realização da Prova Zonal de Juvenis - Zona Sul, marcada para os dias 6, 7 e 8 de dezembro, lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.
A legionela é uma bactéria responsável por uma doença respiratória chamada Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia considerada atípica. A infeção não se transmite de pessoa para pessoa nem pela ingestão de água, mas sim pela inalação de gotículas de água contaminada em suspensão no ar.
