A Câmara da Maia viu rejeitado o apoio comunitário à renovação da pista de tartã do estádio municipal, onde funciona um Centro de Alto Rendimento, por não ter adjudicado a obra. A Autarquia está revoltada, até porque o projecto é apoiado pelo Governo.
Corpo do artigo
O Centro de Alto Rendimento de Atletismo, que serve toda a região Norte, foi criado, em Setembro, através de um protocolo assinado entre o Instituto do Desporto e a Câmara e homologado pelo secretário de Estado do Desporto Laurentino Dias. O equipamento ficou instalado no estádio Prof. Vieira de Carvalho. Mas para que os atletas federados e até campeões olímpicos que lá treinam diariamente tenham as melhores condições é preciso renovar a pista, que já completou 20 anos.
Na altura do protocolo, ficou decidido que a obra, orçada em perto de 600 mil euros, seria co-financiada em 75% por uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Os restantes 25% seriam suportados pela Câmara, assim como a elaboração dos estudos e dos projectos.
Como previsto, a Autarquia apresentou a candidatura ao Programa Operacional de Valorização Territorial, inserido no QREN. Há cerca de um mês, recebeu uma resposta negativa. Segundo adiantou ao JN o presidente da Câmara, o argumento usado foi que só é possível apresentar uma candidatura se a obra já estiver devidamente adjudicada.
Bragança Fernandes está revoltado. "É uma estupidez. Como é que vamos gastar dinheiro com um projecto para adjudicar uma obra que não sabemos se acabará por ter financiamento comunitário?", interroga-se, lembrando que, em caso de rejeição dos apoios, a Autarquia seria obrigada, por exemplo, a indemnizar o empreiteiro que tivesse ganho o concurso público para a obra.
Segundo Bragança Fernandes, pelo mesmo motivo, foi rejeitada uma candidatura para a construção do Pavilhão Municipal de Pedrouços, obra também apoiada por Laurentino Dias. O máximo que a Câmara conseguiu, em carta enviada ao gestor do programa, foi que as duas obras ficassem em lista de espera, a aguardar a desistência de qualquer projecto.