Pizarro prepara entrada do Porto na Aliança dos Presidentes da Câmara pela Habitação
Manuel Pizarrro, candidato do PS à Câmara do Porto, foi recebido nesta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Barcelona, Jaume Collboni. O objetivo do encontro foi estabelecer um compromisso para o que Porto passe a integrar a Aliança dos Presidentes da Câmara pela Habitação (Alliance of Mayors for Housing). Barcelona é uma das cidades que lideram aquela estrutura.
Corpo do artigo
A Aliança dos Presidentes da Câmara pela Habitação é responsável pelo European Housing Action Plan, "uma proposta conjunta de 15 cidades europeias, apoiadas pela Eurocities e C40, para enfrentar a crise de habitação acessível e sustentável na União Europeia".
Caso vença as eleições autáquicas, Manuel Pizarro quer que o Porto integre este programa criado "para resolver a emergência da carência de habitação na Europa".
"Barcelona, bem como Paris, Roma e outras cidades da Europa, estão empenhadíssimas em resolver a emergência da carência de habitação. A nossa candidatura partilha das mesmas prioridades para a cidade do Porto e, quando for presidente de Câmara, trabalharei com os meus pares das maiores cidades europeias para, em conjunto, desenvolvermos e implementarmos soluções que resolvam este grande problema que afeta milhões de famílias e jovens", afirma Pizarro. "A Câmara de Barcelona está a trabalhar nesta emergência há vários anos. Fico especialmente satisfeito pela forma positiva como foi encarada a solidez do nosso programa de construção de cinco mil casas de renda moderada", acrescenta.
De acordo com a candidatura socialista, "uma das prioridades da Aliança é conseguir assegurar financiamento da União Europeia para os programas de habitação, realocando recursos do Plano de Recuperação e Resiliência e inserindo esta prioridade nos fundos estruturais".
"A Habitação é um dos três pilares da nossa candidatura, tendo já sido apresentado publicamente o programa Habitar no Porto", lembra, ainda, a candidatura.
No encontro de Manuel Pizarro com Jaume Collboni foram abordadas ainda matérias como a segurança e a mobilidade, "tendo sido debatidas propostas e soluções para ambas as matérias".