No período de consulta pública foi ainda aceite a sugestão de uma conexão entre Braga e Chaves. Tudo para fazer entre 2030 e 2050
Corpo do artigo
O Plano Ferroviário Nacional incluiu nos seus projetos futuros a ligação por comboio entre Guimarães, Braga e Barcelos, com um ramal para Vila Verde. No período de consulta pública, que terminou em fevereiro, foi ainda aceite a sugestão - para estudo - de uma conexão por comboio entre Braga e Chaves.
Contactados pelo JN, os presidentes das quatro câmaras do distrito de Braga aplaudiram a medida mas salientaram que tal, a ser executado, será apenas entre 2030 e 2050: “É importante mas está num plano muito embrionário. O que verdadeiramente importa é assegurar o avanço da linha de alta velocidade e de melhorar as ligações de Braga ao Porto/Lisboa e Vigo. E, num plano mais próximo, promover um estudo sobre as melhores alternativas de mobilidade no Quadrilátero (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães), que não têm de passar pela ferrovia”, disse o autarca bracarense Ricardo Rio.