São 11 dias de festa com um programa variado e a tradicional procissão a sair à rua na tarde de 9 de julho. As Festas da Maia, em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, começam nesta sexta-feira e prolongam-se até 10 de julho. Pelo palco vão passar nomes como Plutónio, Ivandro e Diogo Piçarra.
Corpo do artigo
A romaria arranca às 21 horas desta sexta-feira, no centro da Maia, com um cortejo equestre. Meia hora depois, há um espetáculo de fogo de artifício e, pelas 22.30, começa um tributo a Tina Turner.
Aliás, todos os dias haverá concertos musicais, com destaque para Souls of Fire (dia 4), Romana (dia 5), Carla Teles e Banda Mosaico (dia 6), Plutónio (dia 7), Nuno Ribeiro (dia 8), Ivandro (dia 9) e Diogo Piçarra (dia 10). À exceção dos espetáculos de Nuno Ribeiro, marcado para as 23 horas, todos os outros estão agendados para as 22.
Nos dias 8 e 10, pelas 24 horas, realizar-se-ão concertos piromusicais.
Já neste sábado, são inauguradas as feiras do livro e de artesanato, estando marcado para as 21.30 horas um festival de folclore. No domingo, às 22, há um espetáculo de danças urbanas e no dia 6 será organizado um festival de cerveja artesanal, a partir das 19 horas.
Nos dias 9 e 10 julho, pelas 10.30 horas, a praça do santuário acolherá duas missas solenes campais, sendo que a procissão mariana sai à rua pelas 16 horas de dia 9.
No dia 10, de encerramento, além de Diogo Piçarra, também as bandas de Moreira da Maia e de Vila Boa de Quires sobem ao palco, a partir das 21 horas.
Trânsito condicionado
Durante o período das festas, algumas vias do centro da Maia vão estar interditas. Em causa estão a Avenida Visconde Barreiros, a Travessa Padre António, a Rua António Gomes Soares Pereira, a Rua Santa Casa da Misericórdia e a Rua Nossa Senhora do Bom Despacho.
Enquanto decorrem as festividades, o parque junto à igreja de Nossa Senhora da Maia estará afeto a estacionamento exclusivo dos moradores, que devem obter uma credencial na Junta de Freguesia.