Não é Carnaval, mas parece na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, terra dos mascarados classificados como património da UNESCO, onde até domingo está em marcha o primeiro Festival do Careto.
Corpo do artigo
Além da animação musical, com a presença de vários artistas de música tradicional, como Cristo, Al-Ikorda e os Xucalhos, Pé na Terra, Bloco do Caos, Zingarus e Galandum Galundaina, há muita oferta para os visitantes desde passeios de barco na albufeira do Azibo, bem como caminhadas pelos trilhos desta paisagem protegida, um mercadinho e caretos à solta nas ruas da aldeia, no sábado.
Podence é a aldeia mais colorida de Portugal graças aos vários murais de arte urbana que decoram as paredes das casas.
A organização está a cargo da Associação Grupo dos Caretos de Podence, Junta de Freguesia de Podence, Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Bombeiros Voluntários macedenses.
A entrada no festival custa cinco ‘caretos’ por dia e o bilhete geral, para três dias, tem um custo de 13 ‘caretos’, com direito a um voucher de dois euros para descontar em combustível. As entradas podem ser adquiridas na Casa do Careto, em Podence.
O município disponibiliza autocarros grátis entre Macedo de Cavaleiros e Podence.