Mais de 60 agentes da PSP de Cascais, espalhados ao longo das praias do concelho, evitaram, na tarde deste sábado, uma corrida às praias, de centenas de pessoas que queriam aproveitar o dia solarengo.
Corpo do artigo
Com operações de controlo em diversos pontos, os agentes dissuadiram os condutores, sem incidentes, mas, até às 18 horas, mandaram 120 regressar a casa.
"A maioria das pessoas diz que anda às compras ou a trabalhar", adiantou ao JN o sub-intendente Reinaldo Santos, comandante da Divisão Policial de Cascais, junto à rotunda da Universidade Nova SBE, mesmo em frente ao acesso à praia de Carcavelos.
12088714
Segundo o responsável policial, entre as 14 e as 18 horas, os agentes controlaram centenas de carros, tendo mandado 120 para trás, por não apresentarem justificação para se encontrarem na estrada quando vigora o estado de emergência, devido à pandemia de Covid-19.
Ainda de acordo com o comandante da PSP, a afluência deste sábado foi "maior do que no fim de semana anterior", quiçá atendendo também ao facto de ter chovido há uma semana, mas "menor do que a dos primeiros dias em que vigorou o estado de emergência".
Este dado pode significar que, apesar de tudo, as pessoas estão mais consciencializadas para a necessidade de isolamento social. No entanto, como a PSP reconhece, sempre que vêm dias de sol, "nota-se logo um aumento da procura das praias".
Já no vizinho concelho de Oeiras, junto à praia de Santo Amaro, o JN encontrou famílias inteiras a passear pelo paredão. Uns simplesmente a caminhar a pé, outros com carrinhos de bebé, alguns de bicicleta e muita gente a correr. Ainda assim, não havia grupos numerosos concentrados.
No concelho de Cascais, a PSP vai continuar com as operações de controlo e sensibilização este domingo, para o qual se prevê a continuação de tempo primaveril. Desaconselha, por isso, qualquer tentativa de furar o estado de emergência, até porque nos areais também estão agentes a impedir que as pessoas caminhem ou permaneçam em grupo junto ao mar.