A corporação de bombeiros de Mirandela foi alertada, na madrugada de segunda-feira, para duas viaturas que estavam a arder, na via pública, na localidade de Vila Novas das Patas, às portas da cidade de Mirandela.
Corpo do artigo
Segundo fonte dos bombeiros, o alerta foi dado às 2.40 horas da madrugada. Quando os operacionais chegaram ao local, as duas viaturas já estavam tomadas pelas chamas, mas ainda foram a tempo de impedir que o fogo se propagasse a habitações nas redondezas.
A tomar conta da ocorrência, estiveram também militares da GNR de Mirandela, que não detetaram qualquer suspeito no local, adiantou fonte da força de segurança.
Tendo em conta que são desconhecidas as causas que deram origem ao incêndio, existe uma forte probabilidade de configurar um crime de incêndio, pelo que a responsabilidade da investigação passou para a alçada da Polícia Judiciária, que, algumas horas depois, fez deslocar para o local uma equipa de inspetores. As autoridades vão tentar apurar se se tratou de fogo posto.
Recorde-se que, em janeiro de 2023, a localidade de Vila Nova das Patas foi uma das que sofreram atos de vandalismo, com veículos e caixotes de lixo incendiados em duas noites seguidas. Na altura, foram detidos dois jovens, de 19 e 20 anos. Em maio de 2024, ambos foram condenados pelo Tribunal de Bragança: o mais novo a sete anos e sete meses de prisão efetiva, por três crimes de danos consumados, dois crimes de incêndio e um crime de dano qualificado; o mais velho a sete anos e 10 meses de prisão, pelos mesmos crimes e ainda por ameaças agravadas contra o outro arguido.