Primeira fiscalização acaba com 48 veículos removidos da via pública, incluindo uma bicicleta elétrica. Coimas variam entre os 30 e os 88 euros.
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A Polícia Municipal do Porto começou, na segunda-feira, a fiscalizar e a multar as trotinetas e bicicletas elétricas mal estacionadas pela cidade. Desde 2020 que o número deste tipo de veículos tem aumentado de forma exponencial - atualmente são já 2300 -, o que tem feito subir, também, "as infrações e os problemas". O desabafo é de Afonso Sousa, diretor do departamento de operações da Polícia Municipal. As multas oscilam entre os 30 e os 88 euros, mas só nos casos em que o condutor é apanhado em flagrante a transgredir é que paga a multa. Em todas as outras situações, as coimas são imputadas aos operadores.
Ontem, numa fiscalização que passou por alguns dos principais pontos de recolha espalhados pela cidade (no total há 220), a Polícia Municipal rebocou 47 trotinetas e uma bicicleta elétrica.
"Algo que nos preocupa muito e que é o principal objetivo desta operação é o estacionamento indevido dos veículos que é feito quer junto aos pontos de partilha, quer um pouco por toda a cidade, seja em passeios, seja na própria via. E estas questões colocam em causa a circulação e a segurança dos seus utilizadores e também das outras pessoas que partilham o espaço público e a via pública, nomeadamente os peões", referiu Afonso Sousa.
Entre as principais infrações detetadas há o registo de trotinetas e bicicletas elétricas "estacionadas em cima de passeios, em zonas pedonais, que circulam em infração ao Código da Estrada, nomeadamente desrespeitando os semáforos ou no sentido contrário ao trânsito". Mas também é frequente surgirem veículos parados junto a pontos de partilha que estão sobrelotados ou em lugares para cargas e descargas.
Perfilados no passeio
Na Rua de Mouzinho da Silveira, num dos pontos de partilha com capacidade para 12 veículos, ontem de manhã estavam mais de 20, que acabaram por tombar. Já outros ficaram perfilados, mas em cima do passeio. Na primeira fiscalização do dia, a Polícia Municipal rebocou cinco trotinetas e logo ficou com a carrinha lotada.
Mais abaixo, junto ao número 143, há um outro ponto de partilha que não estava preenchido, mas isso não impediu que estivessem mais duas trotinetas em cima do passeio, que acabaram também por ser levadas. Junto ao rio, na Rua do Ouro, para além de algumas em cima do passeio, outras também foram retiradas por estarem em lugares destinados a cargas e descargas.
Ainda não eram 11.30 horas e já 26 veículos tinham sido levados da via pública. Segundo Afonso Sousa, a fiscalização arrancou ontem "com duas equipas no terreno, cada uma com quatro elementos". E vai continuar nos próximos tempos.
Depois de identificada uma infração, o "modus operandi" repete-se: é tirada uma fotografia geral, identificando o local onde foi praticada a irregularidade, que servirá de prova junto ao auto, depois é também fotografado o código que cada veículo tem (uma espécie de matrícula) e o monitor, onde é feita a leitura do QRCode.
Só depois, as trotinetas e bicicletas são levadas para o Silo Auto, na Rua de Guedes de Azevedo, onde têm de ser levantadas, depois do pagamento da multa.