
O Carnaval de Ovar vai ter vigilância aérea por drone
Foto: Carlos Carneiro
A PSP vai usar um drone para vigiar o Carnaval em Ovar. A vigilância aérea do território do concelho vai ser testada já em fevereiro.
Aliás, esse novo modelo de vigilância aérea já está a ser testado e, segundo o autarca da Câmara de Ovar, "vai ter uso, desde logo, no Carnaval de Ovar", sendo que a utilização do drone também é de prever noutros eventos locais de grandes dimensões, como a meia-maratona e o festival de música lusófona.
A Câmara de Ovar anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um segundo concurso para a construção da nova esquadra da PSP, após o primeiro ter ficado deserto, e irá facilitar, também, o uso de um drone de segurança policial. O valor base da adjudicação passou de 2,1 milhões de euros para 2,38 milhões, mantendo-se o prazo de execução em 540 dias.
Autarquia cedeu terreno
Esse encargo financeiro será suportado pelo Governo, mas a coordenação da empreitada está a cargo do Município, que assumiu os encargos do projeto arquitetónico e cedeu para a realização da obra um terreno de 1360 m2 entre a Rua Gomes Freire e a Travessa Adelino Amaro da Costa. "Trata-se do resultado de uma cooperação institucional exemplar entre o Município e o Ministério da Administração Interna", declara Domingos Silva, presidente da Câmara.
No âmbito da parceria, a Câmara assinou, ainda, com a PSP um contrato de comodato que, aplicado à envolvente física da esquadra e a equipamentos de suporte técnico, viabilizará uma melhor utilização do drone que essa força policial usa para a vigilância aérea do território.
