O objetivo principal é impedir o estacionamento abusivo e ter acesso a mais locais da cidade.
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César Gomes e Daniel Sousa, agentes da Polícia Municipal (PM) de Vila Nova de Famalicão, aproximam-se das viaturas estacionadas no corredor destinado a bicicletas da Avenida Narciso Ferreira. Alguns condutores estão por perto, apercebem-se e retiram de imediato os veículos mas de outros nem sinal. Entretanto, os agentes começam a passar a multa. Os condutores vão chegando, e rapidamente a via fica "limpa" de automóveis.
Este é o retrato dos dias dos dois polícias, uma das patrulhas que percorre o centro urbano de bicicleta elétrica há cerca de um mês. Mais umas pedaladas, e uns metros à frente deparam-se com uma paragem de autocarro preenchida por carros estacionados indevidamente. A avenida é uma das artérias onde os estacionamentos em segunda fila ou nas paragens dos transportes coletivos são frequentes com toda a complicação que isso pode causar na fluidez do trânsito. Mas àquela juntam-se outras, onde o problema se repete e cujo combate é um dos objetivos destas rondas.
Pontos de paragem
O patrulhamento é realizado em duas rotas e tem como prioridades o estacionamento indevido em paragens de transportes coletivos, locais de cargas e descargas, pontos "Toca a andar", passadeiras, zonas pedonais e lugares de estacionamento para cidadãos com mobilidade reduzida e para veículos de socorro. Cada percurso tem nove pontos de paragem num total de cerca de cinco quilómetros.
"Patrulhar de bicicleta é mais prático e mais rápido e tem corrido bem", diz César Gomes, agente da PM de Famalicão há quase 20 anos. "Além da rapidez, conseguimos ir a locais onde não chegamos se circularmos de carro ou mota", acrescenta.
Argumentos que o comandante da força policial, António Magalhães, corrobora. "Ao contrário do patrulhamento auto ou apeado, o que é feito de bicicleta permite ser mais rápido e o apeado é muito mais lento. A bicicleta por si consegue contornar o trânsito e é mais visível", sublinha.
O líder da PM explica que este tipo de patrulhamento, que para já é realizado apenas em dias úteis, "assenta em duas prioridades": a proximidade e a visibilidade. E tem "o objetivo de ajudar o cidadão e fiscalizar", acrescenta.
Apesar de estar na rua há cerca de um mês, já há situações resolvidas e outras sinalizadas para que a fiscalização seja mais efetiva. António Magalhães frisa que a população está "satisfeita" com a "maior frequência" das patrulhas em bicicleta elétrica até porque o "feedback geral é bom".
"Quanto mais ordenado estiver o estacionamento, mais fácil é para os clientes acederem às lojas", comenta Duarte, um comerciante do centro da cidade.
Pormenores
Efetivo
Atualmente, a Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão tem um efetivo constituído por 28 elementos. Esta força policial foi criada em 2004 e ao longo dos anos foi sendo reforçada. Em 2020, recebeu dez novos agentes.
Rotas
As patrulhas de bicicleta elétrica são feitas por duas rondas. O trajeto sul abrange a zona escolar, a estação de caminhos de ferro, o Parque da Juventude, mercado, Praça de D. Maria II, e a norte passa pelo Parque 1.º de Maio, Loja do Cidadão, CTT, hospital e Casa da Cultura.
Pontos estratégicos
Este tipo de patrulhamento é "complementar" ao já existente, sendo que os circuitos traçados passam por "18 pontos estratégicos" e aproveitam as ciclovias e as vias partilhadas do centro da cidade. Contudo, o programa de patrulha em bicicleta ainda está a ser completado e aprimorado de acordo com a experiência que os agentes vão tendo na rua, segundo o comandante da Polícia Municipal, António Magalhães.