O primeiro troço de uma rede de pistas ecológicas cicláveis previsto no programa Polis da Ria deverá estar pronto no Verão, segundo o presidente da Câmara da Murtosa que ontem inaugurou o Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas.
Corpo do artigo
A região da ria de Aveiro vai ficar ligada por uma rede de pistas ecológicas cicláveis, prevista no programa Polis Ria e o primeiro troço deve estar concluído no Verão, segundo disse ao JN o presidente da Câmara da Murtosa.
Santos Sousa, que ontem inaugurou o Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, frisou que o primeiro troço da rede de pistas ecológicas cicláveis ligará a Ribeira de Pardelhas a Ameirinhas, investimento de cerca de cem mil euros e que espera que no próximo Verão esteja concluído. O projecto inclui não só a construção da ciclovia como ainda o reforço das margens.
A inauguração do Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, um investimento de 80 mil euros, foi aproveitada para apresentação do plano de acção para o corrente ano do projecto "Murtosa Ciclável" e do programas de visitas guiadas ao património natural (NaturRia) e Cultural do município. A autarquia tem prevista, para além de outras iniciativas, a realização em Março, do Fórum Murtosa Ciclável III e em Abril da "Primavera Ciclável 2010", que marcará a reentrée cicloturistica após o Inverno. Em Maio realizar-se-à a Volta Cultural à Murtosa em Bicicleta e em Agosto terá lugar um concurso de bicicletas transformadas, com prémios para as mais originais, intitulado "Loucos pelas Biclas".
O programa das visitas guiadas a sete percursos terá lugar aos sábados até Maio e aos fins de semana a partir de Junho.