
Nova residência de estudantes está quase pronta
Foto: Teixeira Correia
A nova residência de estudantes do Instituto Politécnico de Beja vai abrir no próximo mês de setembro, num investimento de 22 milhões de euros.
"Esta é uma obra exemplar, que não tem um único cêntimo de trabalhos a mais", realçou esta sexta-feira Jorge Raposo, Pró-presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), na apresentação da casa dos estudantes.
A residência está instalada numa área de 11 mil metros quadrados, em terreno cedido pela Câmara, terá capacidade para albergar 503 estudantes, distribuídos por 176 quartos duplos e 151 individuais, mercê de uma candidatura ao PRR.
Apesar do reduzido número de estudantes colocados na 1ª fase do Concurso Nacional, somente 203 em 519 vagas, o responsável do IPBeja revelou que "a instituição tem 3200 estudantes, muitos são da região, e há 400 já inscritos para mudar para as novas instalações", revelou.
O presidente do município considerou que o edifício "é um marco para a instituição, e vai valorizar a cidade e o concelho", ressalvando também o método inovador da construção, que esteve a cargo da Casais.
Mário Fernandes, administrador da construtora, mostrou satisfação por terem construído um edifício assente na "sustentabilidade, industrialização e digitalização, onde as mulheres tiveram um papel determinante no fabrico dos vários blocos", feitos na empresa e depois colocados no terreno.
Jorge Raposo lamentou "o enredo burocrático do país", traduzido no facto do Politécnico "estar há três meses à espera para ligar o edifício à rede elétrica de forma a testarmos todas as instalações".
