O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai estrear, no próximo ano letivo, uma licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias.
Corpo do artigo
O curso, o segundo no país, depois do lecionado no Politécnico de Coimbra, vai ser apresentado esta quarta-feira, numa sessão que inclui uma mesa-redonda com os chefs, António Loureiro, Luís Lavrador e Graciela Macedo.
A nova licenciatura será lecionada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), pertencente ao IPVC, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
O Politécnico de Viana do Castelo conta já com um CTeSP em Turismo da Gastronomia e Vinhos e vai abrir também no ano letivo 2023/24 um mestrado em Turismo e Inovação.
De acordo com comunicado divulgado pelo IPVC, o curso superior de Gastronomia e Artes Culinárias, está orientado para que "os novos estudantes adquiram competências para operacionalizar e comercializar produtos enogastronómicos, face aos recursos endógenos dos territórios, numa lógica de promoção, salvaguarda e valorização da cultura, da história e das tradições gastronómicas da região e do país, com vista à preservação da identidade regional e nacional".
E os futuros licenciados "ficarão capacitados para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente cozinha, serviço em ambientes gastronómicos, crítico ou organizador de eventos gastronómicos, mas também consultoria de gestão e consultoria de inovação e comunicação em gastronomia e capacidade de desempenho de funções no setor do turismo gastronómico".