Mais de 20 mil estudantes vão estar envolvidos no "4BEST - Para Melhor Ser, Estar e Sentir", programa dinamizado pelos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto, que visa a promoção da saúde mental e bem-estar académico. Até ao final do próximo ano, serão realizadas ações de prevenção, de sensibilização e de apoio emocional.
Corpo do artigo
Palestras sobre saúde mental, atividades no exterior, sessões de ioga, de defesa pessoal e rastreios, mentorias entre pares e o programa Campus Amigo são outras iniciativas previstas.
O investimento associado a este projeto supera os 477 mil euros, com financiamento do Programa Nacional para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. O Politécnico do Porto, a maior instituição de ensino superior politécnico do país, foi uma das selecionadas para dinamizar "projetos integrados com impacto na comunidade estudantil".
"O programa responde a uma realidade amplamente documentada: o agravamento dos indicadores de saúde mental entre estudantes do ensino superior, em particular após a pandemia de covid-19", é referido, em comunicado.
A sobrecarga académica e emocional, o isolamento e a dificuldade de adaptação ao ensino superior, a ansiedade, a depressão e a escassez de mecanismos de apoio facilmente acessíveis são os principais fatores d risco detetados.