Pólo da Ciência e Cultura da Universidade Aberta avança este ano em Alfândega da Fé
O Município de Alfândega da Fé vai passar a ter um Pólo de Ciência e Cultura da Universidade Aberta, cujo memorando de entendimento foi assinado na segunda-feira. “É um dia grande para Trás-os-Montes e para Alfândega da Fé”, afirmou o presidente da Câmara, Eduardo Tavares.
Corpo do artigo
Vai ainda ser criada a Cátedra Mestre José Rodrigues de Estudos Globais neste concelho, em colaboração com a entidade de ensino superior. “A ideia é aproximar o agrupamento de escolas do pólo da Universidade Aberta, mas também os trabalhadores e adultos na vida ativa”, destacou o autarca, acrescentado que será criado o prémio Mestre José Rodrigues. “Terá duas componentes. Uma dirigida aos nossos alunos, do pré-escolar ao secundário, e outra para a parte da investigação para criação de mais identidade por investigadores e licenciados do nosso concelho e não só”, indicou.
José Eduardo Franco, diretor da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta, referiu que os pólos “são uma forma de aproximar a ciência e a investigação dos territórios mais distantes dos grandes centros”, como é o caso de Alfândega da Fé.
O centro terá ainda a missão de organizar eventos, ações de formação e de capacitação, bem como iniciativas ligadas à investigação.
Uma das primeiras iniciativas é o Fórum Internacional de Estudos Globais, que se realiza nos dias 22, 23 e 24 de abril, em Alfândega da Fé, com a presença de 60 oradores para participar em 18 conferências.