Universidade do Porto já fez a escritura do terreno para o centro de ciência e tecnologia, seguindo-se a construção do primeiro edifício do complexo.
Corpo do artigo
A construção do primeiro edifício do centro tecnológico da Universidade do Porto em Matosinhos, arranca este ano. Essa é a previsão do reitor António de Sousa Pereira. A escritura do terreno já foi feita e o projeto está a ser concluído. “Terá a ver com energias verdes, redes de comunicações e economia circular”, descreve o reitor. A Universidade celebra hoje 113 anos.
O polo de “investigação e inovação” vai instalar-se na área da extinta refinaria da Galp, em Leça da Palmeira, e este edifício ficará numa parcela anexa, localizada em frente aos antigos tanques de armazenamento, na Rua Belchior Robles. “A correr bem, a construção terá início este ano. Será o primeiro do complexo, com ciência e tecnologia”, reforça António de Sousa Pereira, confiante que a apresentação do caderno de encargos e o lançamento do concurso poderão evoluir dentro dos prazos esperados.