A Ponte da Lagoncinha, em Lousado, Famalicão, deverá entrar em obras até ao final do ano.
Corpo do artigo
A empreitada está orçada em 154 mil euros e será financiada em 128 mil euros pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A intervenção vai prolongar-se durante seis meses e integra o tratamento e limpeza das cantarias em granito, o restauro e nivelamento do tabuleiro da ponte e consolidações estruturais e pontuais de fissuras existentes no tabuleiro da ponte.
Segundo a Câmara de Famalicão, "pretende-se, por um lado, eliminar os fatores de risco e de degradação infraestrutural e melhorar as condições de segurança e, por outro, proteger e salvaguardar os elementos patrimoniais e melhorar as condições de fruição".
Este financiamento surge no âmbito da aprovação da candidatura da Câmara de Famalicão da adesão da Ponte da Lagoncinha à Rota do Românico - Ave.
A Rota do Românico foi criada em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa. Foi ampliada em 2010 aos restantes municípios da NUT III - Tâmega e Sousa, e posteriormente ao Douro. Recentemente, este alargamento estendeu-se ao território da CIM do Ave através da investigação e validação dos bens patrimoniais do românico no Ave.
Este alargamento da Rota prevê um estudo e inventariação aprofundada de cada imóvel, sendo que até ao próximo ano o intuito é reunir as condições para a candidatura da Rota do Românico à Lista Indicativa de Bens Portugueses a Património Mundial, Cultural e Natural da Unesco.