O que tinha sido avançado como a construção de uma segunda ponte nas eclusas, no canal das Pirâmides, em Aveiro, vai consistir, afinal, num alargamento do tabuleiro da estrutura já existente.
Corpo do artigo
O concurso público da obra, com um valor base de 1,6 milhões de euros, foi aprovado ontem, em reunião do executivo, pela Câmara.
“Apenas tivemos de seguir uma lógica não de uma segunda ponte, mas sim do alargamento da já existente”, explicou Ribau Esteves, presidente da autarquia. O edil justificou a necessidade de expansão do tabuleiro com o facto de “a circulação, tanto de autocarros como de automóveis, muitas vezes ser obrigada a parar, de um dos lados, devido aos ângulos de curvatura”.
A ponte atual tem dois corredores pedonais e dois rodoviários. “Com o ‘segundo’ tabuleiro, vamos poder ter corredores de ciclovia dedicados”, adiantou Ribau Esteves.
Obras na cobertura do estádio
Além disso, as faixas de rodagem ficarão mais largas. A que vai ser construída servirá o sentido sul-norte e a que já existe servirá para circular na direção inversa.
Na mesma reunião, a Câmara aprovou também a abertura do concurso público para a reabilitação da cobertura do Estádio Municipal de Aveiro, com um valor base de 426 mil euros e um prazo de execução de três meses. A necessidade de intervenção em algumas das zonas, sublinhou o município, é urgente, “por motivos de segurança estrutural”.