O concelho de Ponte de Lima celebra esta terça-feira 900 anos de existência. A viver pela primeira vez o seu feriado municipal, neste dia 4 de março, está em festa desde ontem.
Corpo do artigo
Um encontro das comunidades geminadas com o município, um concerto e uma sessão de fogo de artifício encheram por completo o areal junto ao rio Lima, ontem à noite. Foi o início de umas comemorações que se vão entender até 4 de março de 2026 e que estão a ser assinaladas também com a colocação em circulação pelo Banco de Portugal de uma moeda de coleção com o valor facial de 7,50 euros, designada “900 anos do foral de Ponte de Lima”.
Segundo informação divulgada no site do Banco de Portugal, a distribuição ao público será efetuada por intermédio de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. A moeda reproduz o selo de D. Teresa, condessa de Portucale, o indicativo do Caminho de Santiago de Compostela e o escudo nacional. No reverso, a representação de D. Teresa segundo iluminura da época, a ponte romana e medieval da vila e a legenda “900 anos do foral de Ponte de Lima”. De acordo com o Banco de Portugal, foi definido “o limite de emissão de 30 mil moedas com acabamento normal”.
Hoje realizam-se cerimónias oficiais do Dia de Ponte de Lima, com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. O programa de comemoração dos 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125, contempla duas exposições: uma na Biblioteca Municipal sobre os “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores” e outra na Torre da Cadeia Velha, com o tema “Ponte de Lima, 900 anos de História”.
A animação do centro histórico está a cargo de grupos de bombos e ranchos folclóricos. Das cerimónias comemorativas consta ainda a colocação de uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e o descerramento de uma placa evocativa da efeméride. A sessão solene será às 15.30 horas, no Pavilhão de Feiras e Exposições. E o dia terminará com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”.
Nas celebrações dos 900 anos de foral, Ponte de Lima renovou a geminação do município com as localidades de Xinzo de Limia, Chalette-Sur-Loing, Vandoeuvre e Rio de Janeiro, e celebrou três novos acordos de geminação, com Dujiangyan (China), AllarizOurense (Espanha) e Saint-Cyr l’École (França). Ontem realizou-se um Fórum Portugal-Brasil, "Perspetivas de Futuro”, com a participação do embaixador da República Federativa do Brasil, Raimundo Carreiro, e o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza, tendo sido assinado um Acordo de Comodato entre a câmara local e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.