Vinte e cinco alunos de 12 escolas minhotas vão competir no concurso Minho Young Chef Awards (MYCA), que se realiza entre segunda-feira e sábado em Ponte de Lima. Serão eleitos os três melhores jovens chefs do Minho, um por cada categoria: cozinha, pastelaria e sala e bar.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, a prova, a iniciativa, que cumprirá a sua 6ª edição no espaço do restaurante panorâmico da Expolima, será aberta ao público.
Rafael Oliveira, da organização do MYCA, destaca o número crescente de participações neste concurso promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho, Cávado e Ave.
"Começamos, na primeira edição, com quatro escolas. Nesta, num inverso de 15 [do Minho] temos 12 a participar", realça o responsável, acrescentando: "Isto é muito importante, tendo em conta que o próprio Governo tem mencionado que faltam cerca de 50 mil jovens nestas áreas e este é um esforço que o Minho tem feito para contribuir para que haja cada vez mais profissionais".
Na corrida aos títulos, estão alunos representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, das escolas profissionais do Alto Lima de Arcos de Valdevez e de Ponte de Lima, de Esposende e do Alto Minho Interior de Monção. Estão ainda as escolas Amar Terra Verde, de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, Secundaria Morais Sarmento, ETAP de Caminha, Associação Empresarial de Braga, e Profitecla de Braga e de Guimarães.
Este é um primeiro grande passo para o futuro destes jovens
"Este é um primeiro grande passo para o futuro destes jovens", garante Rafael Oliveira, comentando que, para muitos, a participação "numa primeira experiência de prova, permite-lhes tornarem-se profissionais mais descontraídos".
Além de troféus, os premiados vão receber um conjunto de utensílios relacionados com o ofício e participar numa viagem de três dias a Bruxelas. Este ano, a organização introduziu ao programa "um dia de quebra-gelo" para que os participantes " criem relações de amizade antes de irem para a luta".