A vila de Ponte de Lima vai oferecer leite creme e dormidas 'à borla' aos visitantes, de forma a promover a actividade turística na época baixa.
Corpo do artigo
O programa "Época baixa, Ponte de Lima em alta", apresentado publicamente esta quinta-feira, estará em vigor até 21 de Abril, envolvendo, além do município e da associação empresarial local, também uma empresa de organização de eventos e o Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
"Queremos manter uma actividade intensa numa época habitualmente com poucas iniciativas", explicou Franklim Sousa, vereador da Cultura na Câmara de Ponte de Lima.
Nos estabelecimentos aderentes, entre restaurantes e espaços de alojamento, os turistas poderão usufruir da oferta de um prato de leite-creme por refeição e da terceira noite em estadias no concelho.
Estão previstas actividades âncora para cada fim-de-semana, como o gastronómico, a 3 e 4 de Março, em que todos os restaurantes da vila vão servir o prato típico de Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima.
Também será recuperado um festival dedicado a outro prato típico com mais de cem anos.
"O Bacalhau de Cebolada tem muita história em Ponte de Lima, era típico das feiras quinzenais, e por isso também será uma aposta forte de promoção", acrescentou Franklim Sousa.
Ainda na gastronomia o concelho vai promover a Feira do Porco e do Sarrabulho, além de concentrações de grupos de bombos, desfiles e actuações, por todo o centro histórico, de grupos folclóricos.
Também estão previstas iniciativas em torno de artesanato e do ambiente.
"Sabemos que são actividades que vão valorizar ainda mais o nosso território. Nos fins de semana mais fortes a nossa expectativa é chegar aos 20 mil visitantes", apontou o vereador.