Ponte de Lima recebeu, esta sexta-feira, a 13ª edição do Festival de Jardins de Ponte de Lima, que conta, este ano, com a presença de oito países.
Corpo do artigo
Doze jardins criados por especialistas de oito países integram a décima terceira edição do festival internacional de jardins de Ponte de Lima, com o tema "Jardim das Descobertas".
Trata-se de propostas provenientes da Argentina, Brasil, Áustria, Itália, Holanda e do Japão, além de Portugal e Espanha, com dois jardins cada.
Pioneiro na Península Ibérica, este festival internacional decorre em Ponte de Lima desde 2004, sempre entre maio e outubro, nos campos de São Gonçalo, entre a ponte romana e a ponte de Nossa Senhora da Guia, na margem direita do rio Lima.
De acordo com dados revelados pela Câmara de Ponte de Lima, nos últimos 10 anos, o evento recebeu "mais de cinco centenas de candidaturas de quase duas dezenas de nacionalidades".
O festival foi galardoado, este ano, com a distinção "Europe for Festivals, Festivals for Europe" - EFFE Label 2017-2018.
Em 2013, recebeu a distinção internacional de "Festival do Ano 2013", no âmbito do prémio 'Garden Tourism Awards', atribuída no Canadá.
Além das novas propostas, a edição 2017 do festival terá em exposição o jardim mais votado pelos visitantes na edição anterior.
O evento inclui ainda, pelo terceiro ano consecutivo, o festival de jardins escolinhas de Ponte de Lima. O conjunto de 12 jardins expostos, um por cada centro educativo do concelho, é dinamizado pelo serviço educativo da Área Protegida, e pela Câmara Municipal.
Contribuir a nível local, nacional e internacional para uma "maior sensibilidade para a arte nos jardins" e para o aumento da importância dos espaços verdes é o principal objetivo da organização deste festival.
Só a cargo da Câmara local estão "mais de 50 hectares de espaços verdes" do concelho.
A edição de 2018 já tem tema escolhido. Será "O Clima nos Jardins", sendo que as candidaturas abrem na sexta-feira.
Em 2016, segundos dados da autarquia, mais de 105 mil pessoas visitaram o evento.