A ponte Eiffel sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, vai estar cortada ao trânsito em período noturno a partir de segunda-feira e até 5 de setembro, para a realização de obras de conservação
Corpo do artigo
Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) refere "que vão ser realizados trabalhos de pavimentação e de manutenção das juntas de dilatação, nos viadutos norte e sul da ponte Eiffel na Estrada Nacional (EN) 13, em Viana do Castelo".
"A execução destas intervenções, que vão decorrer exclusivamente em período noturno, obriga ao corte da circulação automóvel na ponte Eiffel entre os dias 1 e 5 de setembro, das 21 horas às 7 horas".
Como alternativa, a IP indica que "o desvio de trânsito se processa pela ponte Nova da autoestrada Autoestrada A28, que estará sinalizado em ambos os sentidos da EN13, no km [quilómetro] 65,460 e o km 66,645".
A IP agradece "a melhor compreensão pelos eventuais transtornos que o condicionamento possa provocar, sem o qual não seria possível garantir as condições para a boa execução da obra e a segurança de trabalhadores e utilizadores da via".
A ponte tem 645 metros de comprimento, é composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário.
Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o rio Lima foi desenhada pela casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque.
A ponte metálica sobre o rio Lima, com 146 anos, está, desde 2019, em processo de classificação como Monumento Nacional.