Ponte metálica sobre rio Corgo passa a ter sentido único de circulação automóvel
A Câmara Municipal de Vila Real anunciou, esta sexta-feira, que a ponte metálica sobre o rio Corgo, que atravessa a cidade, vai passar a ter um sentido único de circulação automóvel "a titulo experimental".
Corpo do artigo
A partir do dia 10 de agosto, será possível circular apenas a partir da avenida 1º de Maio em direção à zona da antiga estação de comboios, já do outro lado da ponte.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, ressalvou que a solução foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal e que servirá para "atenuar e minimizar os inconvenientes que se verificam atualmente" nas horas de ponta, com a formação de longas filas de trânsito de acesso à ponte, onde se circula de forma alternada.
A ponte, cuja construção data de 1909, faz a ligação rodoviária e pedonal entre o centro da cidade e a chamada zona além rio. A decisão foi tomada com base em três estudos diferentes, que apontaram a mesma solução. Segundo Rui Santos, no cruzamento da avenida 1º de maio que dá acesso à ponte "há uma nítida supremacia do movimento direcional de viragem em direção à ponte que ronda os 80%", quando comparado com o restante tráfego.
Em causa está o facto de a via destinada aos veículos que pretendem seguir em direção à ponte não ser suficiente para albergar a procura existente e também por não ser possível aumentar essa via. Além disso, desaconselha-se o aumento do sinal verde no semáforo da avenida 1º de maio, uma vez que promove o aumento da fila no sentido contrário da ponte.
Rui Santos acrescentou que, durante este período experimental, que deverá durar "alguns meses", o Município "irá monitorizar o desempenho da medida e o seu impacto na restante rede viária", a fim de se "poderem retirar as devidas conclusões".