A ponte que atravessa o Rio Levira e que liga as localidades de Monte Longo da Areia, Oliveira do Bairro, ao Portouro, Amoreira da Gândara, Anadia, "ameaça ruir", dizem os moradores.
Corpo do artigo
O mau estado da ponte deveu-se a um aluimento de terras, ocorrido há meses, que deixou a infra-estrutura fragilizada. Joaquim Santos, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, admite que o buraco constitui um perigo, caso os automobilistas não respeitem a sinalização", acrescentou.
Dizem os populares que, na ocasião da derrocada de terras, funcionários camarários estiveram no local a retirarem pedras e entulho, mas nunca regressaram para terminarem a obra. Santos justifica o atraso com "o caudal do rio que não tem permitido que se faça uma prospecção para apurar o estado da estrutura".
Solução conjunta
A ponte segundo a Câmara de Oliveira do Bairro, é pertença dos concelhos de Oliveira do Bairro e de Anadia, apesar dos Serviços de Informação Geográfica indicarem que pertence, exclusivamente, a Oliveira do Bairro.
Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia, diz não saber quem "é o legítimo dono da ponte", salientando que "o importante é o princípio da boa vizinhança para que se resolva o problema".
Já Joaquim Santos refere que "a ponte está localizada no limite dos dois concelhos. Por isso, trata-se de uma situação que exige uma solução conjunta entre as duas câmaras". O autarca afirma ainda que "temos vindo a trabalhar nesse sentido com a autarquia vizinha".
Actualmente, quem circula na estrada dos Moinhos, encontra sinalização indicativa de perigo. Mas, durante várias semanas esteve colocada uma pedra de dimensões consideráveis, atravessada na berma da estrada e ainda um sinal de desvio de faixa de rodagem, espetado no fundo do leito do rio. Os moradores acusam as autarquias de descurarem o investimento na conservação da ponte e acreditam que, por este andar, qualquer dia a ponte vai a abaixo.